segunda-feira, 19 de abril de 2010

doenças da boca

Doenças dos lábios, da boca e da língua

O revestimento de uma boca sã é de cor avermelhada e as gengivas, que se ajustam firmemente aos dentes, são de cor mais pálida. O céu da boca divide-se em dois. O palato duro, que tem cristas e está situado na parte anterior, e o palato mole, que é liso e está situado na parte posterior. Um bordo húmido-seco delimita claramente a superfície externa e interna dos lábios; a externa é uma camada de pele e a interna, uma membrana mucosa. A superfície da língua é revestida por pequenas proeminências cónicas chamadas papilas gustativas.

A boca pode ser afectada por doenças localizadas. É o caso de algumas infecções e feridas. Também as doenças sistémicas podem causar alterações na boca. É o caso da diabetes, da SIDA e da leucemia. Dado que as primeiras manifestações destas doenças aparecem às vezes na boca, o odontologista pode detectar estes processos antes de ninguém.



Entre os problemas que podem manifestar-se na boca importará destacar vários tipos de feridas e de tumores, como aftas e o cancro. O revestimento da boca ou do véu do palato pode também experimentar certas alterações de cor. Outros problemas consistem no mau hálito e nas doenças das glândulas salivares.

Nenhum comentário:

Postar um comentário